Servidores concluem Programa de Orientação para a Aposentadoria (OPA) em clima de celebração

Encerramento da VII edição da iniciativa contou com atividades artísticas e culturais promovidas pelos próprios servidores

O Programa de Orientação para Aposentadoria (OPA) concluiu a sétima turma em clima de celebração nesta quarta-feira (13). O encerramento foi no Centro de Educação Ambiental (CEAI), no Bosque Guarani, e envolveu um curso de artesanato e apresentações artísticas promovidas pelos próprios servidores.

O guarda municipal Edwilson Leal é um dos servidores que participou do curso preparatório para a aposentadoria. Ele trabalha há 27 anos na Guarda Municipal e conta que ficou muito entusiasmado com a capacitação.

“O curso oferecido pela Saúde Ocupacional é muito bom. Os instrutores ensinaram várias coisas na área das finanças, na área psicológica, e gostei muito desse aproveitamento. Parabéns pra Saúde Ocupacional e para o pessoal que apresentou as palestras”, expressou Leal.

Durante o encerramento, os servidores participaram de uma oficina de artesanato ministrada pela professora Herica Cibele Leão Soares; se divertiram com um stand up de comédia, apresentado pelo professor Thiago Bogado Dantas; e se encantaram com a apresentação musical da professora, Stephany Rafaela da Silva Correia.

O último dia de atividades da sétima edição coroou o treinamento que ao longo de dois meses preparou os servidores para a aposentadoria. A capacitação oferece palestras e dinâmicas em várias áreas, incluindo a gestão financeira na aposentadoria e questões ligadas à saúde mental e física.

A professora Marli Maraschin aproveitou a oportunidade para deixar um recado aos servidores que ainda não fizeram o treinamento. “É muito importante participar para ter essa organização antes da sua aposentadoria. Ela chega para todos nós. Ainda vou trabalhar mais um tempo, mas esse curso é muito bom. Participem, não esperem chegar nos 40 anos, participem aos 20, 30 anos, porque é importante sabermos essas informações antes da aposentadoria”.

OPA

O OPA é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, e tem como objetivos orientar, refletir, priorizar e planejar essa fase marcada por importantes impactos na vida de quem se aposenta. “A melhor maneira de nos prepararmos para uma aposentadoria saudável, com qualidade física, mental e financeira, é a partir do planejamento e execução das ações que realizamos hoje”, expressou o supervisor da Diretoria de Saúde Ocupacional, Emerson Oliveira.

O programa foi lançado em 2019, após uma capacitação da equipe mediada pelo Dr. José Carlos Zanelli, que é referência no Brasil no que se refere à aposentadoria.

“Essa foi uma importante ação governamental, porque traduz a preocupação da gestão quanto à seriedade com que deve ser tratada esta fase da vida do servidor. Continuaremos fortalecendo o programa que tem promovido um novo olhar para esta etapa tão desafiadora do indivíduo”, enfatizou a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima.

Além dos treinamentos, a prefeitura também organiza todo ano uma comemoração especial para marcar a aposentadoria dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *