Etapa Estadual da IV CONAE discute o futuro da educação brasileira

Servidores da Secretaria Municipal da Educação estão mobilizados para suporte ao evento, que ocorre de forma on-line em todo o Paraná

Foto: Christian Rizzi/PMFI

A etapa estadual da IV Conferência Nacional de Educação foi aberta nesta segunda (27), no Paraná, em um evento on-line transmitido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e Secretaria Municipal da Educação de Foz do Iguaçu. A etapa precede a conferência nacional e tem como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

A secretária da Educação, professora Maria Justina da Silva, participou da abertura dando as boas-vindas aos participantes e comentando a importância do evento. “A Conae é um espaço democrático, onde discutimos as perspectivas da educação e os rumos da política educacional”, comentou.

Servidores da Secretaria da Educação de Foz do Iguaçu estão mobilizados para dar todo suporte ao evento, que seguirá nesta terça (28) e quarta-feira (29) e ocorre simultaneamente em todo Paraná.

Debate

A IV Conae traz a oportunidade de o poder público discutir com a sociedade o desenvolvimento da educação nos próximos anos. Nesta etapa, o Comitê Estadual vai analisar e homologar emendas ao Documento Referência do Fórum Nacional de Educação (FNE) que foram apresentadas nas 32 conferências da etapa regional da IV Conae ? que aconteceu em abril. Será elaborado, ainda, o Documento Base do Paraná para ser encaminhado à etapa nacional, em novembro de 2022.

“Estamos sem sombra de dúvidas em um momento de transformação no que diz respeito à qualidade, transformação e equidade” afirma Silvana Avelar, que representou o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, e o Conselho Estadual de Educação (CEE) no evento.

A conferência contou com uma mesa de abertura, que teve a participação de diferentes autoridades da educação a nível municipal, estadual e nacional. Em seguida, aconteceu uma palestra do coordenador do Fórum Nacional de Educação, professor Manoel Humberto Gonzaga Lima, sobre a inclusão, equidade e qualidade na educação.

Eixos temáticos

O tema da IV Conae possui três eixos principais de discussão. O primeiro é relacionado ao desenvolvimento do Plano Nacional de Educação 2024–2034, o segundo discute o uso da tecnologia relacionado à educação, e o último eixo debate a criação do Sistema Nacional de Educação (SNE).

Programação

O primeiro dia do evento, além da mesa e palestra de abertura, teve leitura e aprovação do regimento interno da IV Conae. Nesta terça-feira (28), acontece a Plenária de Eixos e a Plenária de Segmentos Educacionais e Setores Sociais. Na quarta (29), último dia da IV Conae, será realizada a Plenária Final e aprovação do caderno de emendas que será encaminhado à etapa nacional.

(Com informações da Seed-PR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *