Prefeitura fará nova entrega de sacolas para a coleta seletiva

Distribuição integra comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no próximo domingo, 5 de junho

A partir desta quarta-feira (01), sacolas de ráfia destinadas à separação de materiais recicláveis começam a ser entregues em cerca de 60 mil casas de Foz do Iguaçu. A distribuição faz parte da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente da prefeitura, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente.

Além das sacolas, os moradores também vão receber ímãs de geladeira com um código que permitirá acompanhar os caminhões da coleta, para saber em quais locais eles estão. O Dia Mundial do Meio Ambiente é no próximo domingo (05) e a Secretaria de Meio Ambiente preparou atividades para celebrar a data até o dia 11 de junho.

“As sacolas de ráfia já foram entregues anteriormente aos moradores, mas estamos retomando essa ação para relembrar a importância da separação dos resíduos, também com objetivo de reforçar os cuidados em relação à epidemia de dengue que estamos enfrentando”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

A secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, destacou a importância da coleta seletiva tanto no cuidado com o meio ambiente, como para a geração de emprego e renda em Foz do Iguaçu. Atualmente, o Município possui quatro cooperativas que atuam nas Unidades de Valorização de Recicláveis – cada uma recebe cerca de 20 toneladas de resíduos por mês. Esses avanços possibilitaram que a renda dos catadores, que era de aproximadamente R$ 300 por mês evoluísse para, em média, R$ 1.800.

“Além disso, as seis UVRs em funcionamento também são espaços de educação ambiental. Na Semana do Meio Ambiente, faremos visitas com estudantes às unidades, mas qualquer cidadão pode conhecer esses locais para entender como funcionam”, disse Angela.

Confira a programação completa em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente:

  • Plantio de árvores: Rua Almirante Barroso, Marechal Deodoro e Avenida Andradina. Para a área central foi escolhido o Oiti e, para a Avenida Andradina, o Ipê Amarelo. Será feito durante toda a semana.

01/06 – Início da entrega das sacolas do programa municipal de coleta seletiva. Junto com a sacola cada casa receberá um informativo em forma de imã de geladeira onde será possível acessar a rota dos caminhões da coleta.
8h30 – A SMMA atenderá participantes do Congresso Internacional Lixo Zero numa visita ao Aterro Sanitário Municipal e a uma Unidade de Valorização de Recicláveis.

  • Audiência Pública – Semana Municipal do Lixo Zero/Recursos Hídricos de Foz do Iguaçu. SMMA apresentará o Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que congrega ações de destinação correta dos resíduos, bem como ações de limpeza em rios do município.

02/06 – Encerramento da Jornada Municipal de Sensibilização Interna da Agenda 2030 e seus ODS – 18 dias de campanha, iniciada no dia 9 de maio. Os participantes (diretores/coordenadores pedagógicos das 50 escolas municipais) receberam orientações para o reconhecimento diário, de cada um dos 17 ODS e informaram as ações realizadas nas Unidades de Ensino que têm relação com os ODS que integrarão o Banco de Boas Práticas Municipal.

03/06 – 2º Módulo do Curso de Educação Ambiental na Administração Pública – Agenda 2030 e seus ODS – Unidades Escolares.
Os cursistas terão a oportunidade de realizar uma visita técnica na Unidade de Valorização de Recicláveis Graciela Mara Barbosa de Oliveira para conhecer na prática as ações do Programa de Gestão Integrada de Recicláveis: entrega dos materiais recicláveis na UVR coletados casa a casa, como se dá a triagem, a separação, o enfardamento e destino pós venda.

– O Centro de Educação Ambiental do Iguaçu – CEAI apresentará a Maquete o Caminho dos Resíduos, uma representação em escala reduzida do sistema de coleta e destinação final dos resíduos sólidos de Foz do Iguaçu, em se tratando de coleta seletiva de recicláveis e lixo convencional e do Aterro Sanitário Municipal e suas estruturas.

– Entrega oficial de lápis semente às escolas municipais (para os alunos do 5º ano do ensino fundamental) atividade que integra ação coletiva dos municípios da BP3 e AMOP, parceria da Itaipu Binacional e do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

– 1º Encontro de Paradiplomacia Ambiental da Região Trinacional. Local – CEAI 14h às 17h – Encontro dos Gestores de Meio Ambiente das cidades: Foz do Iguaçu, Hernandarias, Presidente Franco, Ciudad de Leste, Puerto Iguazu.

06/06 – A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Gestão de Resíduos, conduzirá a equipe Lixo Zero numa visita ao Aterro Sanitário Municipal e a uma Unidade de Valorização de Recicláveis.

– A Secretaria de Meio Ambiente participará de um evento do Instituto Federal do Paraná – IFPR onde apresentará a secretaria e seus serviços.

07/06 – Entrega da Estação de Captação de Resíduos – Parque Monjolo – às 9h.

08/06 – Formalização da parceria entre a SMMA/Consórcio 2ª Ponte
Centro de recepção ao visitante, anfiteatro para ações de educação ambiental, E um mini museu da região, que guardará a fase da construção da segunda ponte e Perimetral Leste.

09/06 – Oficina sobre legislação e licenciamento ambiental municipal. Local: Acifi, às 9h.

  • Visita técnica na UVR Graciela Mara Barbosa de Oliveira com alunos do curso de Enfermagem da Unioeste – 13h30

10 e 11/06 – Participação da Secretaria de Meio Ambiente, na Feira de Aniversário de Foz, acompanhamento dos catadores (as) das cooperativas do Programa Municipal de Coleta Seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *