UBS do Jardim São Roque e CEM começam a implementação do PlanificaSUS

Os dois equipamentos serão laboratórios e multiplicadores para atuação em rede na saúde pública do município

As equipes da Unidade Básica de Saúde, Anair dos Santos Quadros (Jardim São Roque), participaram das discussões internas para alinhar as estratégias de ação do PlanificaSUS Paraná, nas áreas de abrangência. A UBS será a unidade laboratório da estratégia de capacitação permanente para atuação em rede, juntamente com o Centro de Especialidades Médicas (CEM).

A atividade foi na quinta-feira (25), tutorada pela gerente das linhas de atenção das doenças crônicas e saúde do idoso, Ângela Bahls Parteka. A servidora foi indicada como tutora das equipes que realizarão as primeiras tarefas do PlanificaSUS na unidade de laboratório da atenção primária. Durante o encontro, os participantes fizeram o reconhecimento da estrutura física e definiram os primeiros passos para a introdução das ações.

Inicialmente, os agentes comunitários de saúde sairão a campo para cadastrar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) das áreas descobertas e fazer a estratificação de risco da unidade familiar, em todo o território. A unidade trabalha com duas equipes que estão com 95% e 67% da população cadastrada, respectivamente. A meta é atingir 100% e avançar para as próximas tarefas.

O equipamento será multiplicador das novas estratégias de gestão. “Todas as habilidades adquiridas aqui serão levadas para as demais unidades até que a gestão em rede seja plena”, disse a tutora, ressaltando que, com o PlanificaSUS, o gestor terá condições de conhecer todo o seu território e fazer o planejamento de políticas de saúde pontuais.

O que é o PlanificaSUS

A secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, disse que o programa é um importante norteador de gestão e tem como principal ferramenta o profissional de saúde capacitado para trabalhar interligado dentro do sistema. “O trabalho em rede permite diagnosticar o território de atuação e o perfil de cada núcleo familiar. Possibilita um desenho mais preciso para direcionar os serviços e avançar na qualidade de vida da população”, explica a secretária.

O PlanificaSUS é uma estratégia de gestão desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einsten. As equipes são capacitadas para organizar o acesso aos serviços de saúde, promovendo a integração entre a rede de atenção especializada e a atenção primária.

Em Foz do Iguaçu, a adesão aconteceu no final de 2021, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA). As primeiras ações foram registradas no início de março, após a redução dos casos da Covid-19. Desde então, foram realizadas oficinas, encontros de dispersão e um workshop com o objetivo de preparar as equipes para a sua implementação.

A unidade vitrine será o Centro de Especialidades Médicas que fez nova reunião com a equipe, também, no último dia 25. A UBS e o CEM trabalharão simultaneamente nas tarefas, conforme diretrizes da SESA.

Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=49906

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *