Diretores de escolas e Cmeis participam de novo encontro sobre a gestão das unidades escolares

Os 92 diretores de escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) da Rede Municipal de Ensino participam nesta quinta-feira (10) do segundo encontro de formação sobre a gestão das unidades escolares. O curso, que está sendo ministrado pela Secretaria Municipal da Educação, acontece no auditório da Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) nos períodos da manhã e da tarde.

A formação terá uma carga horária de 46 horas e foi dividida em módulos, com oito encontros até meados de junho. Desta vez, os temas abordados foram a legislação da administração pública e recursos humanos, como o Estatuto do Servidor, planos de carreira, avaliações de desempenho, estágio probatório, boletins de frequência, os pontos dos servidores e estagiários, fiscalização de contratos e prestação de contas.

O departamento de recursos humanos da Secretaria de Educação conduziu a formação abordando itens de maior necessidade dos gestores, direitos e deveres dos profissionais e a comunicação efetiva entre diretores e funcionários de escola.

“A função de um diretor vai muito além do apoio à aprendizagem dos alunos e a relação com a comunidade. As competências do gestor envolvem conhecimentos em administração pública, recursos financeiros e humanos, fiscalização de contratos, convênios e, claro, todo o aspecto pedagógico e a utilização de ferramentas que contribuam com professores e alunos em salas de aula”, explicou a secretária Maria Justina da Silva. No período da tarde, ela conduzirá a reunião com os gestores.

O primeiro encontro aconteceu no dia 24 de fevereiro na Escola Santa Rita de Cássia. Outros encontros estão previstos para os dias 24 de março, 07 e 20 de abril, 05 e 19 de maio e 02 e 16 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *