Turismo de Foz do Iguaçu quebra recordes de visitação em janeiro

Foto: José Fernando Ogura

Juntos os três principais atrativos turísticos do Destino Iguaçu receberam mais de 221,5 mil visitantes no primeiro mês de 2022

Os números de visitação de janeiro apontam para a franca recuperação da atividade turística em Foz do Iguaçu. O Parque Nacional do Iguaçu, Itaipu Binacional e o Marco das 3 Fronteiras receberam mais de 221,5 mil turistas no mês.

“É claro que um mesmo turista pode ter visitado os três principais atrativos, mas estamos buscando como medir a visitação em outras atrações, como as compras no Paraguai, nas lojas francas e na Argentina”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

“Vamos medir ainda os visitantes que chegam pela BR-277 de carro. Mesmo assim, os números da visitação são muito representativos e mostram o bom desempenho das campanhas articuladas pela prefeitura e Itaipu Binacional”, completou Brasileiro.

Os números divulgados nesta terça-feira (1º de fevereiro) confirmam o reaquecimento do principal setor econômico de Foz do Iguaçu. Nas Cataratas do Iguaçu, o aumento foi superior a 67% no comparativo ao mesmo mês do ano passado. Na Itaipu Binacional, o aumento é de 40%, enquanto no Marco das 3 Fronteiras a alta ficou em 71%.

Cataratas do Iguaçu

O parque nacional continua registrando recuperação contínua. Somente em janeiro, recebeu 125.421 visitantes, número 67% maior que em janeiro do ano anterior (75.138 ingressos). Ao todo, pessoas de 77 países conectaram-se com as Cataratas do Iguaçu. O número total de visitantes no primeiro mês de 2022 ainda é 49% menor que o de janeiro de 2020, quando o parque registrou a visita de 245.934 pessoas, em um cenário anterior à pandemia.

A unidade de conservação voltou a fechar para visitação nas segundas-feiras, atendendo os visitantes de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. O atendimento será ampliado nos sábados e domingos, das 8h30 às 16h, horário que será estendido no feriadão de carnaval.

Binacional

Os atrativos turísticos da usina de Itaipu receberam 45.149 visitantes, um crescimento de 40% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram registradas 32.343 visitas. O passeio com o maior número de turistas foi o da Itaipu Panorâmica, com 37.857 pessoas, seguido do Refúgio Biológico (5.223) e Itaipu Iluminada (1.971).

O Itaipu by Bike contou 98 participantes. Mesmo com o aumento, a visitação ainda é menor do que a registrada em 2020, antes do início da pandemia. Naquele ano, o número de turistas em janeiro ficou em 57.769, 34% a mais que em 2022.

No momento, estão em operação seis passeios no complexo turístico: Itaipu Panorâmica, Refúgio Biológico Bela Vista, Itaipu Iluminada, Itaipu By Bike, Itaipu Ride e Itaipu Tour Virtual. O Ecomuseu atendeu até o dia 15 de outubro de 2021 e atualmente se encontra fechado para reforma. A previsão de reabertura é em agosto de 2022.

Tríplice fronteira

O Marco das 3 Fronteiras recebeu 50.968 visitantes no primeiro mês de 2022, apresentando um crescimento de 71% em relação a janeiro do ano anterior, quando 29.814 pessoas visitaram o atrativo.

A maior parte da visitação, como nos últimos meses, mantém-se de brasileiros, que representam 95% do público. Entre os estados que mais visitam estão: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais.

O atrativo voltou a atender os visitantes de terça-feira a domingo, das 14h às 21h. Exclusivamente na segunda-feira de carnaval, dia 28 de fevereiro, o Marco abrirá normalmente, no mesmo horário.

As entradas do Marco são vendidas preferencialmente on-line, no site oficial: www.marcodastresfronteiras.com.br. Caso não consiga adquirir o ingresso virtualmente, há a opção presencial, na bilheteria do atrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *